Nossos serviços estão disponíveis para toda a região metropolitana de Belo Horizonte

em Mercado | 14 de set 2016

Capacitação profissional na construção civil

Contratar mão de obra especializada, em qualquer setor, é sinônimo de serviços qualificados e, principalmente, de economia. Atributos que muitas empresas de construção civil estão procurando no mercado.

De acordo com dados do Instituto de Construção, profissionais capacitados, além de garantir um serviço de qualidade e, principalmente, no tempo certo, resultam em redução de até 30% nos custos de construções e reformas. Atualmente, os principais problemas enfrentados pelas empresas do setor estão relacionados com desperdício de materiais, atrasos na entrega e gastos excessivos.

Trabalhadores interessados em investir em capacitação têm à disposição cursos de qualificação que buscam a conscientização do profissional de construção civil em diversos aspectos do serviço. Questões como organização, planejamento, segurança no trabalho e até reaproveitamento de materiais são passadas como forma a otimizar a execução e reduzir os desperdícios de uma obra. Ainda segundo o Instituto, a cada três casas construídas atualmente, o volume de entulho produzido seria o suficiente para construir mais uma.

 

Mercado pouco qualificado

Porém, o que se observa é que a qualificação profissional na construção civil ainda é baixa. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, apenas 17,8% dos trabalhadores empregados no setor frequentaram cursos de capacitação profissional. Dos 16 segmentos analisados, a construção civil está à frente apenas de agronegócio (7%) e outros (13,54%).

Mesmo diante de números modestos, investir na capacitação profissional pode ser uma ótima solução para a correta execução de obras. Desta forma, as empresas estimulam o setor de construção civil, empregam trababalhadores qualificados no mercado e garantem reformas com custos cada vez menores.