Nossos serviços estão disponíveis para toda a região metropolitana de Belo Horizonte

em Novas Soluções | 08 de set 2016

Qualidade de vida e produtividade no trabalho

Reformas no espaço interno, melhorar a ventilação e iluminação, comprar novos equipamentos para o escritório. Tudo isso poderia ser visto como gastos para uma empresa. Até um tempo atrás.

Hoje, muitos empresários enxergam essas mudanças como um investimento. Se antes a preocupação era com a fachada externa da empresa, com a imagem passada para as pessoas de fora, o foco agora também está na infraestrutura interna. Mais especificamente, no bem estar dos funcionários. E o resultado disso pode ser o aumento da satisfação e da produtividade da equipe.

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Americana de Designes de Interiores, um bom ambiente de trabalho é uma das principais preocupações dos trabalhadores atualmente, com a preferência de 21% dos entrevistados. O quesito fica atrás apenas de benefícios (22%) e bons salários (62%), sendo este o principal motivador para um bom rendimento do funcionário.

 

Mudanças para a produtividade

As principais mudanças que podem fazer a diferença ocorrem em equipamentos e móveis, além de reformas no próprio espaço físico. Criar espaços de lazer e de descanso no escritório são outras opções para um ambiente mais agradável. Além disso, muitas empresas oferecem liberdade para que o próprio funcionário participe da organização da área de trabalho. Ou para que ele mesmo personalize o seu espaço.

Desta forma, além de proporcionar qualidade de vida, o empresário valoriza a comunicação entre a sua equipe. Consequentemente, o funcionário se torna mais satisfeito dentro da empresa e sua produtividade tende a aumentar.